Descubra como montar um Home Office

Atualizado: 16 de fev. de 2021

Home office é um termo em inglês que, traduzido literalmente, significa “escritório em casa”. Ou seja, é o que chamamos de trabalhar em casa. A prática ganhou mais força no Brasil quando foi aprovada a lei da terceirização dos serviços.


Hoje temos diversos profissionais autônomos trabalhando em áreas como marketing, comunicação, contabilidade, software, etc, que fazem home office.


Este modo de trabalho remoto também tem sido adotado por muitas empresas, especialmente as de cidades grandes.


Quando temos uma situação de pandemia que pede para as pessoas ficarem em suas casas, a prática ganha ainda mais força. Afinal, é importante que empresas não parem e garantam, ao mesmo tempo, a saúde dos funcionários.



Por onde começar?


Espaço


Antes de tudo é importante avaliar o tipo de escritório para ter em casa: um ambiente para trabalhar todos os dias ou para ser usado pontualmente – seja uma ou duas vezes na semana, ou como um ponto de apoio para atividades esporádicas.


Para quem conta com uma casa maior, vale investir em um espaço dedicado somente para o escritório, permitindo assim maior privacidade e a instalação de armários para guardar documentos e materiais.


No caso de apartamentos pequenos, o home office pode ser projetados na sala ou até mesmo no quarto.


Mobiliário e Ergonomia


Com a rotina full time, pode ser que o morador precise espaço de armazenagem de documentos, livros e eletrônicos como notebook ou desktop – que influenciará nas dimensões do tamanho da bancada ou mesa –, bem como a impressora.


A ergonomia do trabalho estuda a relação do ser humano com o ambiente em que ele se encontra.

Para tempos mais longos diante do computador, a bancada deve ter uma altura e profundidade onde seja possível apoiar o cotovelo para não forçar o ombro e a coluna, evitando problemas de saúde.


Iluminação


A iluminação é fundamental para o home office.Aposte em montar seu escritório próximo àjanela, garantindo luminosidade e ventilação.Além dessa recomendação, a iluminação específica sobre a mesa, como arandelas de apoio, fitas de ledem prateleiras sobreposta, ou até mesmo um pendente sobre a mesapromovem o conforto visual.

Recomendamos sempre a luz branca morna, em torno de 3000K, pois iluminará o suficiente para manter o aconchego que o ambiente pede.


Personalização


Passar horas em um ambiente pode se ornar prazeroso com a inserção de detalhes que remetam à personalidade do morador.

Os detalhes fazem toda a diferença para o ambiente de trabalho: a aplicação de um papel de parede, quadros e placas decorativas são ótimas possibilidades para serem exploradas.


Vale muito ter um espaço com sua cara. Se o ambiente for agradável, o rendimento de trabalho será ainda melhor!


Como utilizar de forma produtiva?


Trabalhar em casa pode ser o sonho de muita gente. Mas, se não for feito da maneira correta, esse sonho rapidamente se torna em pesadelo.


Fazer home office exige disciplina e separamos oito dicas para lhe ajudar com isso:


1 - Crie uma rotina;

2 - Defina uma lista de coisas a fazer;

3 - Estabeleça pausas;

4 - Vista-se como se fosse trabalhar em uma empresa;

5 - Tenha um local organizado para trabalhar;

6 - Fique longe das distrações;

7 - Defina regras;

8 - Faça chamadas com vídeos;


Referências de home offices



Quer projetar um home office? Entre em contato conosco, e vamos conversar como podemos tornar esse sonho possível!

1 visualização0 comentário