Suíte Americana: Entenda suas características

É muito conhecido o termo “cozinha americana”, que se refere às cozinhas abertas para a sala. Mas e “suíte americana”, você conhece? Sabe do que se trata?

 

Uma suíte americana é, de maneira resumida, um quarto com banheiro compartilhado com outro quarto.


Ou seja, é como se fosse uma suíte comum, com acesso direto ao banheiro, mas esse banheiro tem uma segunda porta, que leva a um segundo quarto. São então duas suítes americanas, compartilhando um único banheiro.



Quando a suíte tem um banheiro exclusivo, que é o que conhecemos por suíte comum, existe também um nome específico. Essa é a chamada “suíte plena“. Em qualquer um desses casos, pode ou não existir um closet dentro do quarto ou associado a ele. Os nomes são os mesmos.


Suíte é o quarto, e não o banheiro!


Algumas vezes o termo “suíte”, independente do tipo, é usado de maneira errada. Nesses casos é dito que “o quarto tem suíte”, como se a suíte fosse o banheiro. Mas na verdade o banheiro é sempre banheiro, e suíte é o nome do quarto que é ligado a um banheiro. Por isso o quarto nunca tem uma suíte e sim pode ser uma suíte.Por isso a suíte americana vem sempre acompanhada de outra suíte americana. E as duas compartilham um único banheiro. Se os termos forem usados sem cuidado pode acontecer muita confusão, principalmente no ramo imobiliário.


Vantagens e desvantagens da suíte americana


A suíte americana é uma espécie de intermediária entre a suíte plena e o dormitório comum. Por isso, se for comparada com o dormitório, ela só tem vantagens, pois o acesso ao banheiro é privativo. No dormitório comum, é preciso sair do quarto e passar por algum ambiente ou corredor para chegar ao banheiro.Mas se for comparada com uma suíte plena, ou seja, com banheiro exclusivo, a desvantagem é óbvia. Embora ainda tenha privacidade para acessar o banheiro, ele pode estar ocupado pelas pessoas do outro quarto quando alguém quiser usá-lo.


Características do banheiro da suíte americana


Embora isso não seja uma regra, o banheiro da suíte plena muitas vezes é feito com duas áreas separadas. Uma com a pia, que é onde ficam as duas portas de acesso aos quartos. E essa área leva a uma outra, dividida com uma parede e mais uma porta, onde ficam o vaso sanitário e o box.

Assim a versatilidade do banheiro fica um pouco maior.


Se alguém de um dos quartos quiser usar apenas a pia, ela pode fazer isso enquanto a pessoa do segundo quarto toma banho ou usa o vaso, sem perder privacidade. E com isso também se evita que a parte mais restrita do banheiro seja invadida, quando estiver em uso, caso a segunda porta tenha ficado aberta sem querer.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo